Faça sua inscrição aqui! Já é Inscrito? Acesse sua área restrita: login senha

Home

Apresentação

Comissões

Convidados

Inscrições

Trabalhos Científicos

Anais

Grupos Temáticos

Programação

Cursos

Espaço Saúde & Letras

Mostra VideoSaúde

Sobre a Identidade Visual

Expositores

Local do Evento

Perguntas Frequentes

Agência de Turismo

Fale Conosco
 

Secretaria do Evento:

Método Eventos
Av. N. Sra. de Copacabana
690 sala 1202 Copacabana
Rio de Janeiro - RJ
Tel: 21 2548-5141
Fax: 21 2545-7863
cadastur-19.009765.80.0001-4

<Faça contato aqui>

Espaço Saúde & Letras

Um ambiente agradável para entrar, sentar, ler, ver, ouvir, dialogar, tomar um café: todos são bem-vindos no Espaço Saúde & Letras, fruto de uma parceria que envolve a Abrasco Livros, a Editora Fiocruz e a VideoSaúde. Ele já se tornou uma tradição nos Congressos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O estande, montado anualmente desde 2006, abriga bate-papos, mostra de vídeos e lançamentos editoriais. Diferentemente da programação oficial dos Congressos, com conferências e palestras, a proposta do Saúde & Letras é ser um espaço mais informal, proporcionando estimulantes encontros entre autores e leitores das áreas da saúde pública.

Em 2013, no VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, nosso Espaço estará montado no foyer do Teatro Odylo Costa Filho, o Teatrão, próximo à cafeteria. Venha nos visitar e confira nossa programação!

14 de novembro (quinta-feira)

16h30-18h | Debate Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict): As
manifestações da mídia, das redes sociais e das ruas

O objetivo desta mesa é discutir como uma mesma realidade pode ser
construída diferentemente a partir de lugares, mediações e mediadores que
se organizam distintamente e acolhem/representam interesses de forma
também diferenciada.
Participantes:
Gustavo Gindre -Jornalista em regulação da atividade cinematográfica e
audiovisual – Ancine. Pós-graduando em Teoria e Práxis do Meio
Ambiente(ISER) e mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ). Integrante do
Coletivo Intervozes; foi membro eleito do Comitê Gestor da Internet
(CGI.br) por dois mandatos.
Isabel Levy Sobreira: Jornalista/ assessora de comunicação. Mestre em
Informação e Comunicação em Saúde pelo Icict/Fiocruz. Trabalha com redes
sociais. Ativista. Participa do Coletivo Projetação, que vem fazendo
projeções durante as manifestações.
Wedencley Alves Santana - Jornalista. Doutor em Linguística (Unicamp) e
mestre em Comunicação (UFF). É professor do mestrado em Comunicação da
UFJF e coordena o grupo Mídia e Discursos: Saúde, Sensibilidade e
Violências. Participa, desde 2007, do grupo EPOS (IMS-Uerj), com trabalhos
sobre patologização e criminalização da juventude.


15 de novembro (sexta-feira)

10h30-12h | Debate Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict):
Democratização da comunicação: o que a saúde tem a ver com isso?

Nesta atividade serão debatidos os principais pontos do Projeto de
Iniciativa Popular por Mídia Democrática, seus possíveis reflexos na
democratização do Estado brasileiro e na saúde.
Participantes:
Aurea Maria da Rocha Pitta - Subprojeto Constituição de Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS - VPAAPS/Fiocruz
Orlando Guilhon – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)
Rogério Lannes – Programa Radis – ENSP / Fiocruz

13h-14h | Bate-papo Editora Fiocruz: Das ideias à palavra escrita – a formação do autor
Não existe livro sem autor. No mundo contemporâneo, dominado por flashes de informação – velozes e efêmeros –, como revalorizar o livro, produto durável e de fruição prolongada? Mais especificamente no contexto da ciência, como formar autores de livros em um cenário cada vez mais ocupado pelos artigos em periódicos?
Participantes:
Luciane Ouriques – pós-doutoranda da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz)
Madel Luz – professora aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Sergio Rego – pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz)

14h30-16h |Debate VideoSaúde: Linha de corte e Nuvens de veneno
Contribuir para a melhoria das condições de vida, trabalho e ambiente em setores do agronegócio. Essa é a proposta dos documentários Linha de corte e Nuvens de veneno, produzidos pela VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), o Instituto de Economia da UFRJ e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. Após a projeção dos filmes haverá uma roda de conversa com membros da equipe.
Participantes:
Sergio Brito – coordenador de produção da VideoSaúde
Beto Novaes – diretor de Linha de corte e Nuvens de Veneno, professor e pesquisador do Instituto de Economia da UFRJ
Carlos Minayo – coordenador geral do projeto “Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador e a Sustentabilidade no Agronegócio” e pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp)

Sinopse de Linha de corte (28 min, 2013) | Quais são os limites do corpo humano? Correr 15 km em 52 minutos e 12 segundos? Cortar 52 toneladas de cana por dia? Essas marcas foram alcançadas por dois cortadores de cana que tinham em comum o árduo trabalho no campo. Com esse tempo, Maria Zeferina Baldaia conquistou o primeiro lugar na São Silvestre em 2001. Valdecir da Silva Reis conquistou um salário um pouco maior, muitas dores e uma morte prematura. O documentário Linha de corte mostra o impacto do sistema de pagamento por produção na saúde do trabalhador rural, desnudando a precariedade do trabalho no interior dos canaviais das modernas usinas paulistas, cenário de pouca visibilidade social.


Sinopse de Nuvens de veneno (23 min, 2013) | A nuvem se espraia pelas plantações. Em vez de molhar, seca. Ela não traz a chuva, traz o veneno. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algodão, milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Nuvens de veneno expõe as preocupações com as consequências do uso desses agroquímicos no ambiente, especialmente, na saúde do trabalhador. Um documentário revelador que faz refletir sobre a forma que crescemos e sobre o tipo de desenvolvimento que queremos.

16 de novembro (sábado)

10h30 – 12h | Debate VideoSaúde: Suicídio no Brasil
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO SUICÍDIO NO BRASIL, PRODUZIDO PELO GRUPO DE PESQUISA DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO (LICTS/ICICT/FIOCRUZ), EM PARCERIA COM A VIDEOSAÚDE. APÓS A PROJEÇÃO DO FILME, HAVERÁ UMA RODA DE CONVERSA.
Convidados:
CARLOS ESTELLITA-LINS- (ICICT/FIOCRUZ)
SILVIO YASUI - UNESP/ASSIS

Sinopse de Suicídio no Brasil (22 min, 2012) - http://youtu.be/43X2UgPUnVk | O suicídio é um problema de saúde pública ainda considerado um tabu. Com a ideia de que a informação é um passo decisivo para romper o tabu social e trabalhar a prevenção, o documentário produzido pelo Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio, em parceria com a VideoSaúde, apresenta informações como dados epidemiológicos, percepção social e formas de enfrentamento. A direção é de Eduardo Thielen. Após a projeção do filme haverá uma roda de conversa com convidados.

13h-14h | Bate-papo Editora Fiocruz: Da palavra escrita a novas ideias – a formação do leitor
Não existe livro sem leitor. A formação de público leitor é um desafio, especialmente em países como o Brasil, onde os índices de analfabetismo funcional são preocupantes. No contexto da ciência, existem ainda problemas de outra natureza: é preciso formar um leitor especializado, nos cursos de pós-graduação, capaz não só de assimilar os conteúdos do livro, mas também de se apropriar deles para a construção de novos conhecimentos.
Participantes:
Antonio Brotas – jornalista da Fiocruz Bahia
Dina Czeresnia – pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública
Eliana Yunes – coordenadora adjunta da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio

14h30-16h |Debate VideoSaúde: Paracoco – endemia brasileira
Exibição do documentário Paracoco: endemia brasileira, resultado da parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e o Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec) –, a produção contou com o apoio das Secretarias Estaduais de Saúde do Paraná e de Rondônia. Após a projeção dos filmes haverá uma roda de conversa com membros da equipe.
Participantes:
Eduardo V. Thielen – diretor de Paracoco – endemia brasileira e pesquisador do Icict/Fiocruz
Antonio Carlos Francesconi do Valle – pesquisador do Ipec/Fiocruz
Bodo Wanke – pesquisador do Ipec/Fiocruz
Ziadir Francisco Coutinho – pesquisador da Ensp/Fiocruz

Sinopse de Paracoco: endemia brasileira (24 min, 2013) | Paracoccidioidomicose, já ouviu falar? A paracoco, como é mais conhecida, está entre as dez doenças crônicas que mais causam mortes no país. No Brasil, ocorrem 80% dos casos da doença, que se restringe à América Latina. Trata-se de uma micose brasileira que ataca qualquer órgão ou sistema do organismo e prejudica, principalmente, a saúde do trabalhador rural. O documentário Paracoco – endemia brasileira percorre quatro estados brasileiros, ouvindo pessoas que contraíram a doença e profissionais de saúde, para retratar sintomas, formas de contágio e pesquisas, destacando a importância do diagnóstico no tratamento dos pacientes.


17 de novembro (domingo)

13h-14h | Bate-papo Editora Fiocruz: Livro, produto coletivo e com vida própria
O livro, mesmo quando autoral, é fruto de um processo coletivo no qual dialogam desde as referências bibliográficas do escritor até os editores, pareceristas, revisores etc. O que dizer, então, das coletâneas assinadas por dezenas de especialistas e dos livros produzidos em coedição? Como acontece esse trabalho feito por dúzias de mãos e que, ainda assim, resulta em um produto uno, coeso e coerente? Além disso, uma vez publicados, os livros ganham o mundo. Inspiram filmes, peças de teatro, programas de TV etc. É um processo que se inicia nos livros e retorna a eles, na medida em que todos aqueles bens culturais dão visibilidade à produção editorial e, assim, fortalecem-na.
Participantes:
Simone Monteiro – pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
Stela Meneghel – professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Fátima Martins - Rede de Bibliotecas/Icict/Fiocruz


Realização:

Promoção:

Apoio:





Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação